Para ajudar você a usufruir melhor dos benefícios desse esporte, daremos 5 sugestões de alimentos para incluir na sua dieta. Antes, no entanto, explicaremos por que a alimentação para ciclistas é fundamental. Vamos lá?
A escolha dos alimentos reflete diretamente no desempenho do ciclista durante a pedalada. As consequências ainda extrapolam o rendimento na bicicleta e afetam a saúde física: as dores musculares e o mau funcionamento do organismo são sintomas comuns quando se descuida da dieta.
Pratos pesados e ricos em gorduras devem ser banidos do cardápio porque o organismo demanda mais tempo para digeri-los.
Após o consumo, o fluxo sanguíneo se concentra no processo digestivo e não se espalha para o resto do corpo enquanto exercitado. Andar de bike logo depois de consumir esse tipo de alimento resulta em desconforto gastrointestinal.
Ingerir carboidratos, proteínas e antioxidantes é o recomendado para quem pratica ciclismo, seja por esporte, seja por lazer. Entenda o motivo de priorizá-los:
Os carboidratos são macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para as células. Eles são armazenados no corpo na forma de glicogênio, fonte poderosa de energia para os músculos e para a performance física. São encontrados em batatas, arroz, massas e pães, por exemplo.
As proteínas são moléculas essenciais para a reparação dos tecidos e a reposição do gasto energético. Ótimas fontes de proteína são feijão, leite, queijo, carne e ovos - garantem a síntese proteica, que recupera os músculos.
Os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce, morte celular e outras doenças. A produção dessas substâncias danosas está ligada aos exercícios intensos, além de fatores externos.
Frutas cítricas, pimentão, cenoura e espinafre são ricos em vitaminas e em propriedades antioxidantes, como o betacaroteno, ideais para neutralizar os radicais livres.
1. beterraba
A beterraba produz óxido nítrico no organismo, importante dilatador de vasos, o que favorece o transporte de sangue oxigenado aos músculos. O resultado? Melhor rendimento no pedal!
Ele nutre os músculos e elimina as toxinas dos vasos sanguíneos, além de fornecer energia para o corpo. A exemplo da beterraba, o espinafre ajuda a melhorar o desempenho físico.
Fonte de cálcio e carboidratos, o iogurte fortalece e estimula o crescimento do tecido muscular. Antes de pedalar, ele é uma boa pedida acompanhado de frutas e cereais.
A fruta é rica em vitaminas, o que é excelente para fortalecer a imunidade, e contém propriedades antioxidantes. A maçã modera o apetite, por isso é bom comê-la antes do passeio.
Ele é uma fonte preciosa de energia por ser rico em carboidratos. Além disso, graças às fibras, auxilia no funcionamento do intestino.
Hidratar-se é o hábito indispensável na dieta não só do ciclista, mas de qualquer ser humano. A regra é beber água antes, durante e depois dos exercícios sem esperar sentir sede, porque ela já é sinal de desidratação.
Outra forma apropriada de ingerir líquidos é por meio de alimentos com alto potencial de hidratação. Entre eles, estão: leite, alface, morango, ovo, acerola, melancia e maçã.
A alimentação para ciclistas tem o papel fundamental de garantir a saúde e o bom desempenho no passeio de bicicleta e na vida do praticante. Antes de subir na bike, avalie o que consumir e a quantidade, sem deixar a água de lado!
Fonte: RevistaBicicleta